Podcast fala sobre cultura de doação e promete furar a bolha do terceiro setor.
Lançado no Dia de Doar, (1º de dezembro) de 2020, o podcast Aqui Se Faz, Aqui Se Doa quer trazer a cultura de doação para o centro das conversas, seja entre amigos ou até na mesa do jantar com a família. Sempre abordando conteúdos diversificados, como as fake news e seu impacto para o terceiro setor, as formas como empresas podem doar e reflexões sobre as situações em que as pessoas contribuem mais ou menos, o programa chega a sua 12ª edição.
O podcast é uma parceria entre o Movimento Bem Maior e o Instituto MOL. Toda semana, os empreendedores sociais Artur Louback e Roberta Faria apresentam personagens importantes da filantropia, jogam luz sobre números e fatos relacionados ao tema, sugerindo caminhos e ideias inovadoras de fazer boas ações.
Nesta terça-feira, 9, o tema do bate-papo é “Como distinguir doação de marketing?” e o convidado é o professor Edgar Barki. Barki é coordenador do Centro de Empreendedorismo e Professor da FGV, além de Professor Visitante da Universidade de Saint Gallen.
O marketing de causa impulsiona a cultura de doação e é responsável pela geração de recursos. Porém quando o Marketing se restringe apenas ao Marketing é necessário prestar atenção em suas variantes: Quem confere se a doação foi feita mesmo? Será que as práticas dentro da empresa coincidem com o discurso? E sobre transparência? Edgar Barki elucidará todas essas questões.
Com episódios publicados sempre às terças-feiras, o programa traz papos inspiradores, formas criativas de doar (inclusive para quem não tem dinheiro!) e apresenta produtos que ajudam causas — tudo isso com muito bom humor e entrevistados que sabem do que falam!
Para quem ainda não ouviu, no nosso episódio de estreia falamos sobre as lições de doação aprendidas durante a pandemia, em um ano que todo mundo precisou de ajuda. Conversamos com Carola Matarazzo, diretora-executiva do Movimento Bem Maior, sobre o legado da pandemia e oportunidades para continuar doando nos próximos anos. Ouvimos também mais especialistas da filantropia, que trouxeram seus insights: João Paulo Vergueiro, diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), Tati Leite, cofundadora da Benfeitoria, Rodrigo Pipponzi, cofundador da editora MOL, Francisco Nilson Moreira, co-criador do Fome de Música, do diretor de marketing da PicPay, Armando Areias e a Joana Mortari, cofundadora do Movimento por uma Cultura de Doação e conselheira do Instituto MOL.
Gostou? Então, aproveite e ouça já o primeiro episódio e siga Aqui Se Faz, Aqui Se Doa nas principais plataformas de áudio ou na nossa playlist do YouTube.