Fale conosco

Cristo Redentor fica laranja para estimular solidariedade; veja 7 ações do Dia de Doar 2022

4min de leitura

Por Movimento Bem Maior

dez 2022
">

No dia 29 de novembro o mundo celebrou o Dia de Doar, um grande movimento criado para festejar a generosidade. No Brasil, foi possível observar o envolvimento de vários setores da sociedade a estimular a doação. Organizações, empresas, plataformas on-line, comunidades e grupos de pessoas se mobilizaram, cada um da sua maneira, para a realização das campanhas.

É claro que todo dia é dia de doar, mas ter uma data especial dedicada para a filantropia ajuda na criação de uma cultura da doação e fortalece as organizações da sociedade civil, que agem para promover a transformação social e para combater as desigualdades.

Neste post, o Blog do Movimento Bem Maior destacou alguns exemplos de campanhas promovidas na edição de 2022 do Dia de Doar. Até o Cristo Redentor no Rio de Janeiro ficou laranja para chamar atenção para a causa. Confira abaixo:

 

Instituto Phi e Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor 

O monumento do Cristo Redentor, cartão-postal do Rio de Janeiro e do Brasil, foi iluminado na cor laranja na noite do Dia de Doar para estimular as doações, para dar visibilidade a projetos sociais e para evidenciar que a generosidade tem um poder transformador.

A cerimônia foi realizada pelo Instituto Phi, organização social que promove transformação por meio da filantropia, em parceria com o Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor.

A iluminação do Cristo Redentor chamou atenção de vários veículos da mídia e fez as pessoas falarem mais sobre filantropia. O assunto foi, inclusive, tema de comentários do streamer Casimiro Miguel, que anunciou que as arrecadações dos superchats da live seriam convertidas em doações. “Você que está na sua casa ajude o próximo”, disse, na transmissão.

 

Umbigo Mundo – Dia de Doar Kids

Como parte do Dia de Doar, foi lançada em 2019 no Brasil uma campanha com a proposta de estimular a gentileza e a generosidade em um público mais jovem. Essa iniciativa veio com a empresa Umbigo do Mundo, especializada em posicionamento de marca e cultura corporativa, recebeu o nome de Dia de Doar Kids e se uniu à versão global do movimento direcionada à juventude.

Um dos objetivos é o de inspirar e dar orientações para que as crianças tenham a possibilidade de compreender melhor o tema, conhecendo diferentes causas, e assim possam planejar e implementar as suas próprias ações de generosidade. Afinal, é importante se habituar a fazer a diferença desde cedo.

Outra função é dar suporte a pais, professores, educadores e outros adultos a tratar desse tema com as crianças de uma forma bastante prática e simples. Vale muito a pena conferir as superdicas na primeira plataforma brasileira de educação para gentileza e generosidade: gentilezagenerosidade.org.br/superdicas

 

Smile

A Smiles, plataforma de viagens e programa de fidelidade da GOL, mantém o programa Milhas do Bem, uma iniciativa que tem como objetivo apoiar projetos sociais. A empresa incentiva os clientes e parceiros a doar milhas para as organizações da sociedade civil participantes.

A cada milha doada pelo cliente, ela doa outra para as instituições. Na edição [deste ano do Dia de Doar, o programa – com o apoio das plataformas Razões Para Acreditar e do Passageiro de Primeira –  havia se comprometido a doar 100 milhas a cada compartilhamento de post nos perfis dos parceiros no Instagram.

No entanto, a Smiles conseguiu ultrapassar as expectativas. Foram quase 5.000 compartilhamentos e o programa dobrou o valor arrecadado. Ou seja, foram cerca de 1 milhão de milhas doadas para organizações na ação do Dia de Doar.

 

Shopee

A plataforma de e-commerce Shopee se uniu ao Dia de Doar e celebrou a campanha de uma forma interessante: incluiu uma opção de doação a partir de R$ 1 em seu site e aplicativo na seção da Shopee Doações.

Quem navega em busca de comprar algum produto pode aproveitar para fazer contribuições para alguma causa. O valor de R$ 1 pode ser pequeno para quem doa, mas é muito importante para a organização que recebe, pois toda a doação tem o poder de fazer a diferença. E, no final das contas, somando os esforços de cada um, muito pode ser feito.

A Shopee proporcionou a opção de doar R$ 1 para ajudar sete instituições parceiras: Graacc, Instituto Novo Sertão, Instituto Alicerce, Associação Cidadão Pró-Mundo, Anjos de Patas Indaiatuba, Fala Mulher e Instituto Rede Mulher Empreendedora.

 

iFood

Em novembro, mês do Dia de Doar, o iFood veio com uma grande notícia. Lançou, em parceria com o Movimento Arredondar, uma nova função para gerar mais doações por meio do aplicativo que os clientes utilizam para pedir as comidas e os outros produtos.

A novidade é uma tecnologia que permite aos consumidores realizarem microdoação em centavos, na hora da compra. É simples. Quem fizer uma compra pode arredondar o valor para cima, destinando de R$ 0,50 a R$ 0,99 para a filantropia.

Além disso, no dia 29 de novembro, o valor doado pelos clientes, por meio dessa nova funcionalidade ou pelas outras alternativas disponibilizadas, foi dobrado pelo iFood.

 

Santa Casa de Araçatuba 

Com objetivo de trocar 20 poltronas usadas por pacientes em quimioterapia no Centro de Tratamento Oncológico, a diretoria da Santa Casa de Araçatuba resolveu promover uma campanha do Dia de Doar e tentar arrecadar o valor necessário para a substituição.

A iniciativa repercutiu na comunidade de Araçatuba, em cidades de outras regiões e até em outros estados. A campanha da Santa Casa ganhou força, e 140 doadores participaram com valores a partir de R$ 10. O resultado foi um sucesso: a arrecadação ultrapassou os R$ 66 mil, superando a meta estipulada.

Ações como essa feita pelo hospital, que engajam os integrantes da comunidade local, fazem espalhar o espírito do Dia de Doar pelo país e ajudam a construir uma sociedade mais solidária.

 

#DoaSaoLuis

Diversas campanhas foram feitas pelo Brasil com o intuito de captar recursos para ajudar organizações ou projetos, o que é muito importante para a continuidade do trabalho. Mas, também houve um outro tipo de ação que representa muito bem o que é o Dia de Doar: as Campanhas Comunitárias.

Iniciativas atuaram com o foco central de incentivar a generosidade para todos os que fazem parte daquela comunidade, região, bairro ou cidade envolvida, e não somente para alguma organização específica. O #DoaSaoLuis em São Luís (MA) foi assim e pode ser apontado como um exemplo de alto engajamento para levantar a bandeira do Dia de Doar.

O #DoaSaoLuis contou com a participação de mais de 60 iniciativas locais, de diferentes causas. Dentro dessa grande campanha, as organizações realizaram os seus eventos próprios, como arrecadação de livros para bibliotecas e de fraldas geriátricas, mas a meta principal foi a de incentivar a doação em toda a cidade, de forma ampla. É a essência do Dia De Doar.